Melhore seu raciocínio
Imagine-se em Washington, querendo vir ao Brasil e você tem por algum motivo o poder de pegar qualquer avião, barco, carro, hotel ou qualquer coisa que precise de graça. No momento em que a ideia de que você precisa ir até o Brasil se fixa, você se abre a inúmeras possibilidades como:
Ir de avião
Ir de carro até algum porto e vir de barco
Ir a pé a algum porto e vir de barco
Ir até o mar e vir nadando As possibilidades começam a se multiplicar e então você começa a eliminar as mais difíceis ou impossíveis como a de ir nadando, as mais fáceis e eficientes ganham destaque e parecem ficar claras, como a de ir de avião e então começam a vir ao seu cérebro os fatores para não ir de avião como:
Medo
Segurança
Passageiros
Entre outros E junto vem os motivos para ir de avião como:
Comodidade
Tempo
Entre outros Ocorre então um conflito e o que for escolhido entrará em conflito com as outras possibilidades até a decisão ser tomada. Vamos supor que você decidiu ir de avião e fez este mesmo percurso diversas vezes sem nunca ter pensado em outra possibilidade e certo dia o aeroporto é fechado e não existe nenhuma possibilidade de ir a outro aeroporto ou de voar. A decisão para o meio a utilizar fica difícil e muitas das probabilidades não chegam nem a ser pensadas por causa do costume com o conforto do avião. Se você tivesse treinado várias possibilidades, muitas poderiam ser utilizadas para este momento e seriam efetuadas com tanta exatidão e comodidade quanto se fosse em um avião. Ou seja, treinar o raciocínio consiste em ver um problema, pensar em diversas maneiras de resolvê-lo e treiná-las.