Melhoramento vegetal
CECA – CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE AGRONOMIA
MELHORAMENTO VEGETAL
Maisa Silva do Nascimento
Centro de Origem das Plantas Cultivadas
RIO LARGO
2013
MAISA NASCIMENTO
Centro de Origem das Plantas Cultivadas
Trabalho referente à disciplina de Melhoramento
Vegetal do Curso de Agronomia do CECA – Centro de
Ciências Agrárias. Professor: Eduardo Ramalho
RIO LARGO
2013
Centro de Origem das Plantas Cultivadas
Introdução
As plantas cultivadas originaram-se a partir de ancestrais selvagens em locais hoje conhecidos como "centros de origem" ou "centros de diversidade", que são áreas geográficas específicas e mais ou menos restritas. Frequentemente, há uma única área para um determinado gênero no qual se inclui uma planta cultivada. O número de espécies do gênero diminui progressivamente, à medida que se aumenta a distância em relação ao centro de diversidade. O conhecimento dos centros de diversidade e os estudos multidisciplinares realizados nesses locais são fundamentais para o entendimento da origem das plantas cultivadas, para o seu melhoramento genético e a conservação de seu germoplasma.
Em 1868, Charles Darwin afirma que: Plantas domesticadas diferem das ancestrais selvagens a partir das mudanças resultantes da seleção (tamanho, forma) no processo de domesticação. Em 1866, De Candole complementa, plantas domesticadas muitas vezes diferem mais entre elas do que dos seus ancestrais selvagens.
Já em 1926, Nikolai Ivanovich Vavilov afirmaria que a região geográfica na qual a diversidade genética e maior, corresponde à região de origem, especialmente se as raças selvagens das espécies relevantes estão presentes também nesta região. Oito centros de origem: civilização x prática da agricultura. Mais tarde tornou relativo este conceito e desenvolveu um sistema de grupos ecológicos baseado em características como fotoperíodo, resposta a