Melhor papel para impressão de um folder
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a finalidade de definir qual o melhor papel para ser utilizado na impressão de um folder (quatro cores), impresso no sistema de impressão offset.
Para definir o melhor papel fornecido pelo cliente, foi necessário realizar alguns testes importantes, pra obter qual deles tem um melhor rendimento no processo offset,e qual se enquadra melhor nesse tipo de serviço.
Os papéis fornecidos pelos clientes são: Offset 56g/m², Offset 90g/m² e Offset 150g/m².
O papel offset tem como característica possuir bastante cola, superfície uniforme livre de felpas e penugem e preparado para resistir o melhor possível a ação da umidade, o que é de extrema importância em todos os papéis para a impressão pelo sistema offset. Além de folders, é aplicado na impressão para miolo, livros infantis, infanto-juvenis, médicos, revistas em geral e serviços de policromia.
A seguir, estão os testes realizados, suas importâncias e seus respectivos resultados.
UMIDADE
Umidade é a quantidade de água contida no papel. Um teste de extrema importância, pois a variação de umidade acarreta em aspectos diferentes no impresso, problemas no registro, rugas, encanoamento e perde de planicidade. O ideal é que esteja entre 4 e 7%.
Para a realização deste ensaio, foi dobrada uma folha de papel, pesada sua massa inicial (MI), colocada na estufa a 105 °C por duas horas. Após a estufagem, a folha é colocada no dissecador por quinze minutos. È pesada sua massa final (MF) e efetuado o cálculo.
(MI – MF) X 100
MI
Os três tipos de papéis podem ser aplicados na impressão do folder, pois ambos possuem a umidade conforme norma ABNT NBR 105: de 4 a 7%.
DIREÇÃO DE FIBRA
É a orientação das fibras no papel, tendo como referência o lado maior da folha.
Importante para a colocação em máquina offset plana, visando a higroexpansividade própria do papel, o que pode levar a problemas de dilatação do mesmo com conseqüências no registro da imagem, e