melado de cana
Melado
1.Introdução
O processamento artesanal da cana-de-açúcar é uma atividade de grande importância econômica e social para as famílias de pequenos produtores rurais. A fabricação do melado constitui uma alternativa a mais, no sentido de diversificar a produção daqueles que já fabricam rapadura e açúcar mascavo.
Um melado de boa qualidade deve ser denso, não apresentar cristais e fermentação. O melado é um alimento muito nutritivo e, pelo seu alto teor de sais minerais, é recomendado à alimentação diária das famílias e à merenda escolar, em substituição ao açúcar industrializado.
2. Tecnologia de fabricação do açúcar mascavo
Para a fabricação do melado, o produtor precisa observar os procedimentos básicos recomendados ao processamento de alimentos: limpeza diária do engenho, das moendas, dos reservatórios e dos tachos; matéria-prima de boa qualidade; tecnologia de processamento apropriada, embalagem e armazenamento adequados.
Devem ser adotadas medidas rigorosas de higiene dos trabalhadores na atividade. 4. Descrição do Fluxo de Processamento
Corte da cana
A cana para fabricação de melado deve apresentar a maturação ideal, que é atingida num período de 12 a 18 meses após o plantio, dependendo da variedade. Neste ponto o caldo atinge um Brix mínimo de 18%. Deve ser cultivada em solos devidamente corrigidos quanto aos teores de nitrogênio, fósforo e potássio. O corte deve ser feito em bisel, para facilitar a entrada da cana na moenda.
Recepção e Limpeza da Cana
Ao chegar à unidade de processamento, a cana deve ser limpa, retirando-se o máximo de folhas. Através de jatos de água, retirar a cera e outras sujidades.
Moagem da cana
A moagem da cana deve acontecer logo após o corte ou no tempo máximo de
36 horas, após o corte.
As moendas devem ser lavadas antes e depois da moagem da cana.
Abaixo das moendas, antes do tanque de decantação, deve ser colocado um ralo ou uma tela