Meiri
Licenciatura em Química – 1º Período
Poliuretano e suas aplicações
Introdução: A descoberta do Poliuretano aconteceu em 1937 e ganhou o mundo. Existem diferentes tipos de poliuretanos, desenvolvidos para aplicações específicas. Sólidos ou expansíveis, flexíveis, elásticos, semi-rígidos ou rígidos, eles podem assumir a forma de artigos moldados, película ou fibras, com vantagens como resistência química e física, leveza e resistência. Graças a tantos atributos, é largamente utilizado na indústria da construção, nos transportes, no setor da saúde, no suprimento de energia, nas atividades de lazer, no ambiente de trabalho e onde mais a criatividade permitir.
A química do Poliuretano
Compostos: Poliuretanos têm este nome porque são formados por unidades de uretano, ou carbamato
Aplicações:
* Usado em espumas rígidas e flexíveis, em elastômeros duráveis, em adesivos de alto desempenho (como colas de madeira), em selantes, gaxetas, preservativos, carpetes, peças de plástico rígido e tintas, Pneus, Calçados, colchões, assentos de automóveis, entre outros.
Limitações e desvantagens:
* não são bons para trabalhos em altas temperaturas, calor e umidade diminuem sua vida útil, ambientes muito ácidos ou base são prejudiciais ao produto.
Conclusão: Os produtos do poliuretano têm muitos usos. Mais de três quartos do consumo global de poliuretano são na forma de espumas, com os tipos flexíveis e rígidos grosseiramente iguais quanto ao tamanho de mercado.
O custo benefício é vantajoso, mesmo que o poliuretano normalmente seja mais caro que outros materiais, incluindo borracha, o custo extra é frequentemente justificado em termos de menor inatividade proporcionando melhor custo benefício.
Referências bibliográficas:
Disponível em: WWW.wikipedia.com.br/poliuretano, arquivo capturado em 05/09/2011.
Disponível em: WWW.abquim.org.br/poliuretanos, arquivo capturado em