Meios de propagação de calor
Thais da Silva
Vander Luiz da Silva
Departamento de Engenharia de Produção
Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial
Universidade Estadual do Paraná-Fecilcam
O calor é uma forma de energia, que se transfere de um corpo para o outro em virtude da diferença de temperatura entre eles, sendo a transferência por condução, convecção e irradiação. O experimento foi executado em três partes diferentes, com o objetivo de identificar e classificar os três meios de propagação de calor. Concluímos que na primeira parte do experimento, as esferas se desprendiam em sequência da haste, conforme o calor se propagava por condução, passando de molécula a molécula. Já na segunda parte do experimento, conforme o calor se propagava por irradiação através da lâmpada, o termômetro que estava próximo a ela adquiria calor. Por fim, na terceira parte do experimento o ar aquecido pela lâmpada se deslocava para cima e o ar frio deslocava para baixo, movimentando a ventoinha, já que a transmissão de calor é por convecção, passando pelas as moléculas, porém com deslocamentos de matéria.
Introdução
Aloe Vera (babosa) é uma planta exótica da família das Asphodelaceas, de folhas lanceoladas e espessas contendo em seu interior grande quantidade de mussilagem (baba), flores tubulares amarelas, que é usada para fins terapêuticos há mais de 5.500 anos é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural.
George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egipcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chinese e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plinio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no