Meios de Comunicação
O que é a comunicação de massas e a manipulação?
Comunicação de massa é a divulgação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado media.
A manipulação baseia-se na numa estratégia central e por vezes única que se pode dizer que é uma maneira violenta e compulsória que priva de liberdade quem lhe é submetida.
Uma pessoa que te tenta manipular sugere ou diz o que se tens que fazer, de tal forma que te beneficie, quando percebe ameaça ou sente medo. Está a Aproveitar-se de ti.
Aquilo que demonstra a manipulação não é tanto o facto de haver uma estratégia, um cálculo mas sim a sua dissimulação aos olhos do público, ou seja os métodos da manipulação avançam “mascarados”.
Os media têm o objetivo de nos vender alguma coisa: uma ideia, um produto, um sonho, etc. E essa tecnologia influencia a sociedade e em consequência, a educação. Podemos afirmar que a vida e a interação humana são controladas pelos meios de comunicação.
Os perigos dos media
As imagens dos media audiovisuais, por exemplo, têm como um dos seus objetivos formatar as mentes dos seus espetadores de modo a criar e implementar nessas mesmas mentes, estereótipos. E este é um dos perigos com mais relevância dos media, isto porque certos conteúdos tencionam construir mentes modelo, ou seja fazer com que toda uma população pense e aja de acordo com os idealismos de apenas uma pessoa.
Segundo os sociólogos a televisão tem três funções: informar; educar e distrair, sendo que esta última função é a mais criticada pois pode levar à alienação, cretinismo e embrutecimento.
Com o avanço da tecnologia desenvolveram-se novos tipos de media, entre eles um dos mais utilizados, a Internet, apresenta três novas funções (distintas das funções da televisão) que se tratam de: vigiar; anunciar e vender, sendo que os dois últimos estão mais direcionados para o marketing e publicidade o