meios de comunicaçao
Meios de comunicação no Brasil: Imagine como foi acompanhar os jogos da copa do mundo lá em 1930, no primeiro campeonato Oficial?
Pelo menos nas duas primeiras Copas do Mundo (1930-Uruguai e 1934-Itália), os jornais eram o único meio de acompanhar os resultados das partidas no Brasil. Apesar dos rádios já existirem, na primeira Copa não houve transmissão dos jogos e, na segunda, eram poucos os brasileiros que já tinham o aparelho.
Depois vieram os rádios, e por um bom tempo foi o meio mais utilizado pelos brasileiros para acompanhar as partidas durante as Copas do mundo de 1938 a 1966 (não houve competição em 1942 e 1946 em razão da Segunda Guerra Mundial). Já na década de 60, surgiram os aparelhos (rádios) portáteis, Que deram uma grande mobilidade e mais conforto para acompanhar os mundiais em qualquer lugar.
A Copa do Mundo de 1970, no México, pode ser considerada a primeira em que os televisores em preto e branco no Brasil ajudaram a acompanhar as partidas ao vivo. Quem ainda não tinha TV corria para a casa do vizinho para acompanhar os jogos. A Embratel fez na época a retransmissão do sinal em cores das partidas, em caráter experimental, mas o número de aparelhos com essa tecnologia no Brasil ainda era muito pequeno.
Só a partir da Copa de 1974, na Alemanha Ocidental, os televisores com imagens coloridas se tornaram mais populares e seu uso foi consagrado nas competições seguintes
Na década de 80, além dos televisores, o vídeo cassetes chegaram às casas dos consumidores. Pelas cinco Copas seguintes, pelo menos, a tecnologia se manteve como o recurso mais popular para deixar registradas as imagens dos jogos.
Os primeiros jogos durante a era online brasileira foram em 1998, mas a internet foi utilizada mais para acompanhar notícias do que propriamente para ver vídeos dos jogos. Para se ter uma idéia, o YouTube surgiu só em 2005 e, até esse ano, os