meios de comunicaçao
PRONATEC
JEFFERSON WILLIAN GARCIA
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
CURITIBA
2012
JEFFERSON WILLIAN GARCIA
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Redes de Computadores do curso PRONATEC da instituição SENAI, pelo aluno Jefferson Willian Garcia, sobre a orientação do professor Edson Leonardo dos Santos.
CURITIBA
2012
INTRODUÇÃO
Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, que são usados em cabos de antenas para redes wireless e em algumas redes antigas.
DESENVOLVIMENTO
TIPOS DE CABO
1. CABO COAXIAL
A malha metálica conductora é constituída por muitos condutores:
A malha é circular e metálica para criar uma gaiola de Faraday, isolando deste modo o condutor interior de interferências, o inverso também é verdadeiro, ou seja, frequências e dados que circulam pelo condutor não conseguem atingir o exterior pelo isolamento da malha e deste modo não interferindo em outros equipamentos.
A blindagem eletromagnética é feita pela malha exterior.
Quando as frequências em jogo são elevadas, como é o caso de transmissões de uma rede de computadores, a condução passa a ser superficial. Para aumentar a superfície de condução, a malha condutora é constituída por múltiplos condutores de secção reduzida e a área da superfície de condução é o somatório da superfície de cada um desses pequenos condutores. Diminui-se assim a resistência da malha conductora.
O cabo coaxial é dividido em dois tipos: cabo coaxial fino (thinnet) ou cabo coaxial 10Base2, e cabo coaxial grosso (thicknet) ou cabo coaxial 10Base5.
Conector coaxial
Cabos coaxial
Modelos de conectores
2. CABO DE PAR TRANÇADO
Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Trançado sem Blindagem: é o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em