Meio ambiente e sustentabilidade
Ensinos Fundamental, Médio e Profissional
Pequena Dissertação acerca de
Relações existentes entre meio-ambiente, saúde e sustentabilidade
Matéria: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Alunos: THIAGO GOMES DA SILVA FERNANDA MARTINS DE OLIVEIRA
Docente: ANDRÉA
LONDRINA – 2011 Pensamos que relacionar saúde, meio-ambiente e sustentabilidade é, a princípio, algo um tanto imediatista, porque o que primeiro vem à cabeça é a nossa saúde própria, relativa ao desenrolar do nosso dia a dia.
Porém, sustentabilidade muda tudo, porque tal ideia faz alusão à salvaguarda de futuras gerações. Em outros termos, produzir de forma limpa hoje é garantir a saúde e o ambiente de quem vem nos substituir amanhã.
Economizar água, energia, gerenciar seus resíduos sólidos, tratar os efluentes, filtrar as emissões, vão desde o comportamento de educação, higiene e limpeza em casa até a mais refinada fábrica.
Caso contrário, a responsabilidade pode recair até mesmo hoje, diretamente, aos autores de crimes e infrações desta ordem. Exemplo: um hipermercado se instala em uma área de preservação permanente (APP), ou seja, bem perto de um córrego. No caso de uma cheia ou de uma forte tempestade, poderão existir prejuízos à própria empresa instalada, por terem seus produtos simplesmente inundados. Não raro aviso, princípio de causa e efeito – o nexo causal.
Sem maiores delongas, se todos colocassem suas consciências para funcionar, lixões, despejos, efluentes, emissões, queimadas, tudo praticamente desapareceria, quando não tratados como um grave incidente isolado. Infelizmente, tira-se o último adjetivo e sobra o grave. Resta-nos agora saber quem irá pagar essa conta, e se dará tempo.
As políticas públicas, embora em mau funcionamento, por mais incrível que possa parecer, ainda contribuem para o elo entre sustentabilidade, saúde e meio-ambiente. Atua em todas as frentes, eliminando causa e efeito.