meio ambiente e sociedade
A contradição nas relações Homem-Natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais criados pelo Homem. Esse processo é visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida. Porém, o homem se afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele. Com todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos, os rios, destruir florestas e os habitats animais. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos.
O homem sempre interagiu com a natureza visando a própria sobrevivência. E com o passar do tempo, houve um abuso do homem no tocante a esse relacionamento. A vítima foi a natureza que atualmente sofre verdadeiras agressões mediante queimadas e poluições dos rios, dos mares e do ar. A consequência disso, paira por sobre o homem que, devido a ganância, resolveu explorar a natureza extinguindo animais e matando o rio, fonte de vida, não só para os homens mas tb para os animais marinhos e plantas. Então, parece que chegou a vez da natureza reagir pois em decorrência das agressões sofridas, começaram a surgir novas doenças até então desconhecidas, nem mesmo assim o homem assumiu a culpa de que matando a natureza, mata a humanidade aos poucos, dia a dia.
O elevado índice de consumo e a conseqüente industrialização esgotam ao longo do tempo os recursos da Terra, que levaram milhões de anos para se compor. Muitos desastres naturais são causados pela ação do homem no meio ambiente. Ao contrário de muitos que pensam que a natureza é violenta, pode ser, mas seu maior agressor é o homem, que não se deu conta de que deve sua existência à ela.
Todos esses processos industriais transformam o meio ambiente, poluindo o ar, a água, o solo, destruindo florestas, fazendo com que muitas pessoas se afastem e não