Medição indireta de fluidos
Dentro da medição indireta, temos os medidores por pressão, entre os quais podemos destacar os por borbulhamento e por pressão diferencial, e os elétricos, entre os quais podemos destacar por transdutor capacitivo e o transmissor de radiação.
Medidor borbulhador
O medidor borbulhador é um dos instrumentos de medição de nível em tanques abertos ou fechados. As possibilidades de utilização deste tipo de medidor são bastante grandes dada a sua versatilidade.
Aplicações
Inventário de materiais fluidos. Ele permite efetuar com rigor o balanço dos materiais e eventualmente detectar qualquer fuga. (Petroquímica)
Transferência de propriedade, para que seja possível contabilizar transações de determinados produtos para efetuar a faturação. (Petroquímica)
Gestão da produção. Em muitos casos, em unidades industriais complexas, há tanques intermédios que servem de volante à produção, permitindo paragens de parte da instalação sem que a continuidade da produção seja afetada.
Principio de funcionamento
O tubo de borbulhamento pode ser aplicado a reservatórios abertos e fechados.
Temos um tubo mergulhado no líquido a ser medido, de modo que ele atinge o nível mais baixo do tanque. Um gás ou ar é injetado no tudo, até que se forme uma corrente contínua de bolhas, o que indica que a pressão dentro do tubo é igual à pressão do líquido no extremo inferior do tubo.
Um indicador de pressão ligado ao tubo indica a pressão do líquido junto ao extremo inferior do tubo. A pressão poderá ser expressa em altura de coluna líquida, indicando assim o valor do nível.
Esse método pode ser utilizado para reservatórios fechados se a pressão no seu interior não seja muito elevada.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens:
Sua localização flexível;
A elevação praticamente ilimitada;
Pode ser usado para líquidos corrosivos, líquidos a