medição de tensão e corrente
Medição de Tensão
Imagem 01
Na imagem acima temos um circuito composto por uma fonte de 10 Volts em corrente continua, um Diodo e um resistor de 1KΩ. A medição de Tensão foi feita com o auxílio de um Multímetro em dois pontos do circuito, no Diodo foi constatada uma tensão de 596.154 mV, já no resistor, foi registrada uma tensão de 9.404 V. Como podemos observar a tensão dissipada no diodo foi posteriormente dissipada no resistor.
Medição de Corrente
Imagem 02
A imagem acima mostra a medição da corrente do circuito. Com um dos terminais do Multímetro ligado ao polo positivo do Diodo e o outro terminal ligado ao polo positivo da fonte foi registrada uma corrente no valor de 9.404 mA. Isso ocorre porque o diodo dissipa 0,6 Volts da corrente.
Medição De Tensão
Imagem 03
O circuito acima apresenta uma fonte em corrente continua de 20 Volts, dois diodos e dois resistores com uma resistência de 3.3 kΩ e 5.6 kΩ. Como já foi dito anteriormente o diodo dissipa 0,6 V de tensão. O resistor 1 está em paralelo ao diodo 2, dissipando assim, a mesma tensão que o diodo. Somando a quantidade de tensão dissipada pelo Diodo 1 com a tensão dissipada pelo resistor 1 obtêm-se aproximadamente 1 Volt, sendo assim, os outros 19 Volts fica para o resistor 2, como mostrado na imagem acima.
Medição de Corrente
Imagem 04
Com o mesmo circuito da medição tensão anterior, vamos medir a tensão do mesmo. Teoricamente, todas as correntes devem apresentar valores semelhantes. Sendo assim, para obter valores tão próximos, analisando a Lei das Correntes, em que, a corrente que passa pelo diodo 1 é igual a que passa pelo resistor 2. Estando em série, obteve I2 ≈ 3,5 mA. Já a resistência 1 possui uma tensão de 0,6 V, pois está ligada em paralelo com o diodo - tendo, assim, a mesma tensão. Portanto, encontramos a corrente em I1: ≈ 181, 81 uA. Após todos esses