Medições
Método do Voltímetro e Amperímetro
Este método é o mais comum para determinar a resistência de um componente passivo e utiliza-se de um voltímetro e um amperímetro no esquema mostrado na Fig. 1a, para se determinar os valores de tensão V e de corrente I usados na equação:
R=
V
I
(1)
de onde se obtém o valor da resistência. Este método também é conhecido como "Método de Duas Pontas" por utilizar apenas dois terminais do componente.
MULTÍMETRO
DIGITAL (DMM)
A
COMPONENTE
Vi
+
_
V
(a)
R
Ω
V - Ω COM
(b)
Fig. 1 - Circuito para medição de resistência pelo (a) método do voltímetro-amperímetro e
(b) utilizando o multímetro como fonte e medidor.
Atualmente, os multímetros digitais realizam as funções de fonte e medidor de tensão e corrente, de modo que ele fornece a leitura da resistência diretamente no seu
"display" (Fig 1b).
Método de Quatro Pontas
Apesar da simplicidade, o método voltímetro-amperímetro tem o inconveniente de apresentar no valor da resistência do componente, a resistência da fiação de conexão elétrica do componente ao multímetro. Para baixos valores de resistência, da ordem de alguns ohms, esse método apresenta um erro relativo grande. Para eliminar o erro de leitura devido a resistência dos fios de conexão elétrica utiliza-se o esquema mostrado na Fig. 2, no qual utiliza-se uma fonte de alimentação para polarizar a amostra e um multímetro como medidor de tensão. Usualmente as fontes de alimentação possuem um "display" para leitura da tensão e corrente fornecida.
Circuito de Medição CC
1
MULTÍMETRO
DIGITAL (DMM)
FONTE DE ALIMENTAÇÃO
VDC
TENSÃO
CORRENTE
SAÍDA
+
V - Ω COM
_
COMPONENTE
Fig. 2 Medição de resistência pelo método de quatro pontas.
Caso a fonte não possua "display" para leitura da tensão/corrente fornecida, utilizase uma resistência calibrada, denominada resistência "shunt", para leitura da corrente de alimentação, que