Medição de potência elétrica
Equipe: Discípulos do Macico
Alunos:
Arthur Nascimento da Câmara, Claucio da Silva Ferreira, Daniel Gomes Araujo, Gabriel Oliveira de Almeida, Israel Hidai Lobato Lemos, Leandro dos Santos Martins.
MEDIÇÃO DE POTÊNCIA
Belém – PA Maio / 2011
INTRODUÇÃO
Para a medição de potência determinada por uma carga, utiliza-se o wattímetro (instrumento que mede potência ativa ou reativa). O instrumento pode ser o mesmo, quer a fonte seja de corrente continua ou alternada. Este instrumento é chamado eletrodinâmico, pois duas grandezas elétricas estão relacionadas. Estes instrumentos são baseados na ação múltipla de dois campos magnéticos criados por duas bobinas, através das quais circulam correntes elétricas e eles podem ser construídos com ou sem núcleo de material ferromagnético no interior da bobina móvel.
MEDIÇÃO DE POTÊNCIA
Método direto: O método direto de medição de potência caracteriza-se pelo fato do instrumento ser ligado diretamente no circuito, ou seja, não há necessidade do uso de transformadores de corrente (TC’s) ou transformadores de potencial (TP’s). Medição de potência monofásica e bifásica Na medição de potência monofásica: Usamos apenas um wattímetro onde ligamos a bobina de corrente (BC) em série com a carga e a bobina de potencial (BP) em paralelo com a carga, ou seja, entre fase e neutro como demonstra a figura as seguir.
Bobina vermelha: Bobina amperimétrica Bobina azul: Bobina voltimétrica O wattímetro mostrado na figura indicará a potência consumida pela carga que poderá ser calculado pela seguinte expressão: P=U I
Medição de potencia elétrica trifásica Nesse tipo de medição podemos usar três métodos: o método de dois wattímetros, método dos três wattímetros e podemos medir também com apenas um wattímetro.
Medição de potência trifásica a partir de um wattímetro:
Se á carga for uniforme, ou seja, Z1 = Z2 =Z3, e estendo na