Medidores de Pressão
MANÔMETROS
Disciplina: Estática dos Fluidos
Tipos de Manômetros
Manômetros utilitários:
Recomendo para compressores de ar, equipamentos pneumáticos, linhas de ar, de gases, de líquidos e instalações em geral.
Manômetros industriais:
São indicados para utilização em ambientes levemente agressivos e processos onde não existam agentes corrosivos ao latão, onde são necessários, precisão, maior vida útil e melhor nível de leitura que os instrumentos de diâmetros menores. Fabricados com elemento sensor (bourdon) de material refinado e mecanismo com ajuste de angularidade e linearidade, possuem alta durabilidade e excelente repetibilidade nas medições. Também manômetros de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. São aplicados com os componentes de quase todos os tipos de equipamentos industriais.
Manômetros herméticos ou com glicerina:
São manômetros de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. Com a caixa estanque, pode ser preenchida com líquido amortecedor (glicerina ou silicone). Adaptam-se especialmente às instalações submetidas a vibrações ou pulsações da linha quando preenchida com líquido amortecedor.
Manômetros de aço inoxidável:
São manômetros totalmente feitos de aço inoxidável, caixa estanque, à prova de tempo, para aplicações nas indústrias petroquímicas, papel e celulose, alimentares, nos produtos corrosivos, nas usinas e outras que exijam durabilidade, precisão e qualidade.
Manômetros petroquímicos:
São manômetros de processo em caixa de aço inoxidável, fenol, alumínio fundido e nylon, com componentes em aço inoxidável, estanque, a prova de tempo, para aplicação nas indústrias petroquímicas, químicas, alimentícias, equipamentos industriais e outras que exijam durabilidade, precisão e qualidade.
Manômetros Padrão:
É o instrumento de calibração mais frequentemente usado. Ele é montado em uma bomba