Medidas físicas e análises de erros
Técnico Profissional – FEITEP
Curso de Engenharia Civil
Medidas físicas e análises de erros
Nome dos alunos: RA:
Augusto Milliatti 612
Rodrigo Pimenta 733
Samuel Oliveira 723
Tayla Monik 664
Turma: ECM2A Professor: Marcos Alves
Maringá, de Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
O Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é definido por variações de tempos e espaços iguais ou seja, sua velocidade é constante. Isso ocorre quando um corpo está se deslocando por uma trajetória retilínea sempre com a mesma velocidade. O MRU é dirigido pela primeira lei de Newton (lei da inércia). Segundo o Professor Anderson Vieira (2010) a mesma diz que se as resultantes da força que atuam sobre um corpo forem nulas, possui a tendência de permanecer em seu estado natural, repouso ou em Movimento Retilíneo Uniforme. Sendo assim, quando o assunto é MRU não é necessário utilizar os conceitos de velocidade média, já que a mesma não se altera com o decorrer do movimento, logo será utilizado: Para obtermos o valor da velocidade do objeto em estudo é necessário utilizarmos a seguinte equação: Onde o Δx é calculado pela diferença entre o espaço final () menos o inicial (, pela equação:
Enquanto que o Tempo Médio (tm) é feito pela soma dos três tempos obtidos para cada Δx, pela equação: Por fim, a velocidade média (Vm) é obtida pela soma das cinco velocidades calculadas, pela equação:
OBJETIVO
O estudo a seguir vem com o objetivo de analisar o movimento retilíneo de corpos em condições onde a velocidade é constante. Posteriormente, com a utilização de corpos de diferentes massas se movimentando em um trilho de ar,