Medidas de vol. de líq. e deter. erros
1. INTRODUÇÃO
Para a medida de volumes, há dois tipos de instrumentos. Graduado e Aferidos. Os aferidos medem um único volume e são em geral, mais precisos e os graduados, porém, permitem medir vários volumes. A medida de volume de um líquido compara-se seu nível com os traços marcados do aparelho. O nível do líquido é baseado no menisco que é a superfície curva do líquido. Os líquidos são medidos em aparelhos denominados volumétricos com aferição de determinada capacidade de volume, que são utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão. Para realizar a leitura de volume de uma solução líquida deve-se obedecer à posição do menisco, ou seja, soluções incolores por convenção a leitura se dá pela tangente do menisco inferior e para soluções coloridas pelo menisco superior. Dessa forma determina-se com precisão a leitura de volume de qualquer que seja a solução líquida. O objetivo do experimento é a verificação da precisão das vidrarias em relação às medidas e volumes.
2. PARTE EXPERIMENTAL
Para início do experimento organizou-se na bancada os materiais a serem utilizado, 2 béqueres de 50 mL, 1 erlenmeyer de 50 mL, 2 provetas de 100 mL, 2 pipetas volumétricas de 10 mL, 1 pipeta graduada, 5 tubos de ensaio e 1 bureta de 50 mL de capacidade. Em seguida para a determinação de volumes e avaliação de erros de medidas, foi utilizada apenas água destilada.
1. Procedimento 1
Mediu-se 50 mL de água destilada em um béquer de 50 mL e em seguida foi transferido para o erlenmayer e logo após transferiu para a proveta de 100 mL. Observou-se o volume final em cada recipiente. Após as anotações dos volumes foram executado novamente os mesmos procedimentos e anotados os resultados (figura 1) e feito uma média dos valores que foram obtidos nas duas medições.
2. Procedimento 2
Com a pipeta volumétrica, pipetou-se 10 mL