MEDIDAS DE PREVEN O E CONTROLE DA TRANSMISS O DA TUBERCULOSE PULMONAR EM PROFISSIONAIS DE SA DE

6163 palavras 25 páginas
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA TRANSMISSÃO DA TUBERCULOSE PULMONAR EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A tuberculose constitui um grave problema de saúde pública, com preocupação e repercussão mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose mata todos os anos cerca de dois milhões de pessoas em todo o planeta. Estima-se que entre 2002 e 2020, mais de 150 milhões ficarão doentes e 36 milhões irão morrer, principalmente nos países em desenvolvimento, que albergam 80% dos casos.
A doença costuma afetar os pulmões, mas pode, também, ocorrer em outros órgãos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar.
Os fatores ambientais que promovem a transmissão da doença são a exposição às partículas infectantes em espaços relativamente pequenos e fechados, a falta de ventilação apropriada que dilua ou remova as partículas infectantes e a re-circulação de ar com estas mesmas partículas.
Nas últimas décadas, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose tem recomendado o atendimento ambulatorial para detecção e tratamento apropriado, como ferramenta para o controle da doença. A OMS assinala como principais causas para a gravidade da situação atual da tuberculose no mundo os seguintes fatos: desigualdade social, advento da Aids, envelhecimento da população, grandes movimentos migratórios, entre outras causas. Um dos maiores empecilhos ao combate a esse grave problema de saúde é o abandono do tratamento. Com o desaparecimento dos sintomas, nos primeiros dias da medicação, muitas pessoas acabam deixando a terapia de lado. O abandono da terapia pode levar o paciente a desenvolver uma tuberculose resistente à medicação.
A probabilidade da transmissão depende do grau de infecção da pessoa com tuberculose e da quantidade expelida, forma e duração da exposição ao bacilo, e a virulência.
O ressurgimento da epidemia da TB no mundo tem sido atribuído em parte pela difi­culdade

Relacionados

  • APOSTILA M DULO I
    19188 palavras | 77 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas