Apostila De Estudo Do Solo E De Materiais Na Constru O Civil Aglomerantes
1. GENERALIDADES
Os aglomerantes são substâncias destinadas a ligar materiais freqüentemente usados nas construções, como, por exemplo, areia, pedregulho, pedra britada, blocos de pedra, tijolos, etc.
Inúmeras são as substâncias que possuem propriedades aglutinantes e as mais comuns são : barro, asfalto, colas em geral, cal, gesso, cimentos, etc.
De um modo geral são materiais pulverulentos que misturados à água, forma uma “Pasta” que pode endurecer por simples seca, ou então em virtude de reações químicas.
A “pasta”, ao endurecer, adere aos materiais com os quais foi posta em contato e, desse modo, fragmentos de materiais passam a constituir um só elemento sólido.
Quando adicionamos “Areia” à “Pasta” obtemos uma “Argamassa”; adicionando “Pedregulho ou Pedra Britada” à “Argamassa” obtemos o “Concreto”.
A areia e as pedras britadas denominam-se de agregados, este é um material granulado, inerte, e convenientemente graduado.
As pastas são de uso menos freqüentes; as argamassas e concretos constituem entretanto, materiais fundamentais nas construções.
As pastas apresentam geralmente, grande retração e são de custo elevado, a adição de areia, ou areia e britas, à pasta diminui consideravelmente a retração e o preço do material resultante.
As argamassas são usadas em assentamentos de tijolos e pedras, constituindo as alvenarias, ou então para revestimentos.
O concreto tem a sua principal aplicação nas estruturas dos edifícios, pontes, reservatórios, pavimentação.
Os aglomerantes atualmente mais empregados nas construções contêm compostos de cálcio como constituintes principais. A matéria prima fundamental é o calcário (CaCo3), material que se encontra em grandes depósitos em toda a superfície da Terra, seguido das argilas ( SiO2; Al2O3; FeO3 ), material também muito abundante na natureza; temos ainda, a gipsita ( Ca SO4 . 2H2O ); a bauxita ( Al2O3 . 2H2O ); as pozolanas (rochas vulcânicas) e