MEDIDAS DE GRANDEZAS FUNDAMENTAIS TEORIA DO ERRO
TEORIA DO ERRO
RUY,DANILO, SEDANS, KARINA A. A., AZEVEDO, FELIPE, AUSTRILINO, JOÃO M.,
CARVALHO, DAVID
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR, CAMPUS
LONDRINA
AVENIDA DOS PIONEIROS, 3131 CEP 86036-370 - LONDRINA - PR BRASILTELEFONE GERAL +55 (43) 3315-6100 - FAX +55 (43) 3315-6121
E-MAIL:JJOTAY@GMAIL.COM
Nesse trabalho é feito o estudo e comparação de alguns instrumentos de medição em diferentes situações, são eles: a régua , o paquímetro e o micrómetro.A obra tem como objetivo evidenciar em que caso cada um mais é mais adequado. Cada medida foi feita 10 vezes,com o intuito de minimizar o fator erro humano. Com a análise, é observado que a régua tem uma boa amplitude para medir em centímetros, porém uma baixa precisão de milímetros.
Já o paquímetro, é uma ferramenta intermediária nos quesitos amplitude e precisão, uma vez que ele tem uma amplitude menor, mas uma precisão maior que a régua.Por fim o micrómetro que tem uma precisão na escala micrométrica , mas uma amplitude bastante limitada ( na faixa de 2,5 cm) sendo então indicado apenas para medição de grandezas bastante reduzidas como a espessura de um fio de cabelo ou folha de papel.
- Introdução
em cada caso, atentando-se para o tamanho do objeto e a precisão desejada.
Para o estudo em questão, foi utilizado como objeto a ser medido um prisma de madeira, um cilindro de metal e uma folha de papel sulfite.
“nada é exato em uma ciência experimental. O ato de se medir é um ato de se interferir de alguma maneira no fenômeno e esta interferência faz com que não possamos "ver" o fenômeno como ele realmente “(Gutmann, F.W. p2)
!
!
!
Para calcular o desvio padrão (s) se utiliza a formula (I), em que n é a quantidade de itens, xi é o item em si e
(x) é a média.
̄
A correta aferição de medidas é algo primordial no contexto experimental.Sua má aferição acarreta em uma perda de credibilidade dos dados e do estudo