Medidas de Comprimento
Matheus Devile Lisboa dos Santos
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas
Física Geral e Experimental I – Turma “B”
Professora: Halaine Mariano
Resumo: Ao se realizar uma medida de comprimento utilizado uma régua comum, menor divisão disponível é em geral 1milimetro, além disso, dadas as pequenas dimensões envolvidas, seria muito difícil posicionar corretamente o instrumento, proporcionando uma medida não muito precisa. Quando se quer efetuar medidas com precisão é necessário utilizar instrumentos como o paquímetro e o micrômetro, o qual faremos nesse experimento e comparar os resultados de medidas obtidos com cada instrumento.
Palavras chave: comprimento, precisão, medidas.
Introdução Teórica Cada instrumento de medição tem certa precisão, dentre a qual pode interferir nos resultados de medições dependendo da escala que esse instrumento tem. Como por exemplo, o micrômetro e o paquímetro, que são instrumento de alta precisão, capazes de permitir medidas de até 0,001 mm. Apesar de o micrômetro ser capaz de obter medidas mais precisas a sua versatilidade é bastante limitada, por isso é mais comum sua utilização do paquímetro em oficinas mecânicas.
O objetivo da aula é utilizar diferentes instrumentos de medição e comparar os resultados obtidos e o grau de precisão de cada objeto.
Procedimento Experimental
1)Mediu as dimensões de três peças diferentes, um cilindro, um pedaço de madeira e uma esfera de metal primeiramente utilizando uma régua, depois um paquímetro e por fim com o micrômetro.
2)Calculou a incerteza de cada medida para os instrumentos utilizados 3) Por fim, foi calculado a variância de o desvio padrão dos resultados para cada uma das peças
Resultados e Discussão
Objetos
Régua
Paquímetro
Micrômetro
Média
Cilindro
18,0 mm
19,0 mm
19,02 mm
18,67 mm
Pedaço de Madeira
20,0 mm
21,9 mm
21,21 mm
21,03 mm
Esfera de Metal
18,5 mm
18,0 mm
18,01 mm
18,17 mm
Tabela I – Medidas obtidas