medicina
ANALISE D E UMA S E R I E D E AUTOPSIAS Ε BIOPSIAS
CONSECUTIVAS
MARCO AURELIO LANA-PEIXOTO *
J0SE EYMARD HOMEM
PITTELLA*
EUSTAQUIO MARTINS GOMES AROUCA **
Este trabalho expõe a incidência dos tumores primários intracranianos encontrados em uma grande série de autópsias e biópsias consecutivas em 41 anos. A importância deste trabalho reside na pobreza de dados em nosso meio referentes a este tópico, já que as séries publicadas no Brasil tratam de tumores de tipos histológicos específicos ou de neoplasias de localização determinada.
Não é de nosso conhecimento qualquer trabalho na literatura brasileira que analise a ocorrência de tumores primários intracranianos numa extensa série de autópsias e/ou biópsias consecutivas.
MATERIAL Ε
MÉTODOS
Os laudos de 19.760 autópsias e de 72.972 biópsias consecutivas realizadas no
D e p a r t a m e n t o de Anatomia Patológica e Medicina Legal da F a c u l d a d e de Medicina d a UFMG, no período entre setembro de 1938 a dezembro de 1979 foram revistos r e t r o s pectivamente, e os t u m o r e s intracranianos foram classificados como primários e m e t a s táticos.
Informações colhidas de cada caso incluíam i d a l e , sexo, tipo histológico e localização dos tumores.
Dados clínicos pertinentes assim como descrição de exames neuroradiológicos e de atos cirúrgicos foram também revistos.
A ocorrência dos tumores n a s diferentes r a ç a s não foi e s t u d a d a devido à seletividade do material, u m a vez que a maioria dos pacientes atendidos pelo Hospital d a s Clinicas d a F a c u l d a d e de
Medicina, é de raça faiodérmica.
E m todos os casos em que a descrição histológica do t u m o r estava incompleta, ou q u a n d o houvesse dúvida q u a n t o ao diagnóstico histológico, a s lâminas histológicas foram revistas. E m a l g u n s casos, no entanto, o material p a r a revisão microscópica não foi encontrado nos arquivos, sendo então os tumores