medicina
Utilização: é usado na diferenciação entre órgãos e outras estruturas, lesões, tumores, tecidos anômalos, além de verificar o funcionamento de válvulas cardíacas e o desenvolvimento de fetos.
Esses aparelhos funcionam de modo que, pás adesivas são postas no tórax do paciente, assim o aparelho identifica o ritmo cardíaco, avisando a quem está manuseando, então descargas elétricas são aplicadas no paciente. Existem três tipos de descargas: de 200 J ( bifásico ) e de 360 J ( monofásico ) em adultos. Crianças, acima de 8 anos - 100 J (redutor).
Utilização: o desfibrilador é um equipamento eletrônico cuja função é reverter um quadro de parada cardiorrespiratório.
Tipicamente ele consiste de um par de pequenos diodos (componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio) emissores de luz frente a fotodiodos, através de uma parte do corpo do paciente translúcida (como a ponta dos dedos ou lóbulo da orelha). Um dos LEDs é vermelho, com comprimento de onda de 660 nm, e o outro infra-vermelho, com 910 nm.
Utilização: o oxímetro de pulso é um dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente.
1852 - Embora o termometro fosse conhecido desde a década de 17, seu emprego ao estrumento para medir a temperatura corporal ocorre somente nesse ano.
1895 - W.C ROENTGEN descobre a maquina Raio x: Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05