Medicina Veterinária
Disciplina: CMF IV Curso: Medicina Veterinária
1) No testículo há (morfologicamente) três partes principais: túnica albugínea, túbulos seminíferos e tecido intersticial. Explique brevemente a constituição histológica dessas partes.
Túnica Albugínea: revestimento seroso com leito vascular. Apresenta septos que invaginam no escroto e formam os lóbulos do testículo que contém 1 a 4 túbulos seminíferos contorcidos.
Túbulos Seminíferos: locais de espermatogênese (células espermatogênicas e célula de Sertoli. Conectados aos túbulos retos, rede do testículo, ductos eferentes, ducto do epidídimo.
Tecido Intersticial: Células de Leydig (poliédricas e unicelulares) que circundam os túbulos seminíferos e produzem testosterona.
2) As células intersticiais ou de Leydig são particularmente abundantes no porco e garanhão (20% do tecido testicular em porco adulto). O que essas células produzem e quais suas características principais?
Produzem o hormônio da Testosterona. As células de Leydig são poligonais e eosinófilas. Possuem um núcleo arredondado e vesicular. Contém também inclusões lipídicas. Possuem um abundante retículo endoplasmático liso (que leva à sua eosinofilia)
3) Caracterizar as células de Sertoli.
São células de Sustentação que tem como função: Sustentação, proteção, suprimento nutricional, fagocitose, secreção, produção do hormônio antimülleriano, barreira hematotesticular.
4) Citar as células espermatogênicas.
Espermatogônias
• Entram em mitoses sucessivas
• Dão origem aos espermatócitos primários
II- Espermatócitos primários
• Entram em meiose
• Dão origem aos espermatócitos secundários
III- Espermatócitos secundários
• Completam a segunda divisão meiótica
• Dão origem as espermátides
IV- Espermátides
• Dão origem aos espermatozóides
5) Quais os componentes histológicos do Epidídimo?
Cápsula
Tecido intersticial
Ducto epididimário
6) Quais as