Tucidedes e Heródoto, diferenças entre eles
CENTRO DE INTERAÇÃO ACADÊMICA- CEDUC I
DEPARTAMENTO DE HISTORIA
CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: TEORIA DA HISTORIA I
TURNO: MATUTINO PERÍODO: 1°
DIFERENÇAS ENTRE TUCÍDIDES E HERÓDOTO
CAMPINA GRANDE
2014
O grande desafio do historiador é manter um quebra-cabeça de relatos, hipóteses e dados, usando então a sua interpretação para dar veracidade a uma solução. Iremos tratar sobre os primeiros a usarem esses métodos, construído na antiguidade a historiografia de pensamentos livres e da procura da verdade.
Considerando como pai da historia, Heródoto de Halicarnasso construía suas pesquisas e seus discursos por meio do que ele vivenciava, do que lhe era informado através de testemunhas, sua narrativa “histórica” era fundamentada na memória, emoção e prazer. Heródoto não dizia que não acreditava na história mítica, ele cria que ela poderia ter acontecido só não sabia se a forma que era passada era a mesma forma que acontecera, porém ele desacreditava que esses mitos servissem de influencia ou base para nós seres humanos, seus discursos eram feitos por meio da oralidade posteriormente pela escrita.
Tucídides que criticava Heródoto por considerar seus relatos frágeis e sem consistência, considerava que não se pode acreditar fielmente na memória e na subjetividade, ele não aceitava as causas sobrenaturais, Tucídides acreditava que o método de estudar “História”, deveria ter um questionamento, uma reconstrução crítica dos acontecimentos, ele cria na razão e no controle e desconsiderava o mítico.
Logo é perceptível a diferença entre ambos, pois Heródoto tinha a preocupação de conversar a memória, não somente pela oralidade, mas pela escrita também. Seu cuidado era que os povos não se esquecessem dos acontecimentos, por isso a necessidade da escrita. Já o pensamento do crítico Tucídides, baseava-se na razão, na crítica e que é na concretude que leva as “verdades”