Medicina nuclear
Conceito
É o estudo do sistema esquelético por meio de injeção de um radiofármaco.
Radiofármaco
TC 99 – Difosfonato de metileno (MDP).
Indicação Clínica
Pesquisa e localização óssea primários tumores malignos ou secundários à doença de base (metástases), diagnóstico precoce de osteomielites, localização de fraturas sem expressão nos exames radiológicos (fratura por stress), avaliação de dor óssea sem achados radiológicos, detenção necrose avascular, avaliação sistêmica em pacientes osteoartropatias gerenalizadas e outras enfermidades ósseas de origem metabólicas.
Fraturas por Stress
Pequena fratura que pode ocorrer pelo uso prolongado e repetido do osso. Locais mais comuns para as fraturas de stress são os do pé (metatarsos), tíbia, fíbula, fêmur. São lesões por excesso de uso, as maiorias das lesões ocorrem durante atividades esportivas como, por exemplo: corrida, salto ou dança. Esse tipo de fratura era originalmente chamado de fratura de marcha, comumente vistas em militares. Sintomas sente dor com atividade, podendo ter inchaço e hematoma.
Orientação ao Paciente
Não é necessário jejum ou suspensão de medicações. Extrema importância apresentar os exames anteriores de RX, TC e RM.
Material utilizado
Cuba rim, algodão, radiofármaco e garrote.
Contra indicação
Gestantes, mulheres com suspeita de gravidez, ou lactantes não pode realizar o exame.
Marcação
RF = MDP (METILENODIFOSFONATO) – IPEN ou RADIOPHARMACUS.
O complexo de MDP-TC desloca-se para o espaço periosteal pela provável absorção dos cristais de hidroxiapatita, a principal via de excreção se dá pelo sistema renal.
IPEN
Atividade Max. 250 mCi - Volume 3,0- - 5,0 mL - Estabilidade pós-marcação: 04 horas. Evitar a entrada de ar no frasco e eliminar as bolhas de ar na seringa antes da adição da solução de TC 99M homogeneizar vigorosamente por 30 “aguardar 15 minutos para a utilização”.
Dosagem
A dose recomendada para o exame é de aproximadamente