medicina nuclear
Os de Medicina Nuclear s procedimentos ão variados, mas, em geral, seguem três passos: a administração do traçador, a realização das imagens e, interpretação e análise do exame. Os traçadores administrados sao a dose de irradiação absorvida pelo paciente é muito pequena, sendo bem inferior à dos procedimentos radiológicos convencionais.Dependendo do exame solicitado, as imagens podem ser realizadas durante a administração do traçador, várias horas após e, em alguns casos específicos, vários di o paciente é colocado na maca da Gama câmara e, logo a seguir o detector desse aparelho é aproximado à região do corpo a ser examinada. O paciente pode respirar normalmente durante o tempo do exame, mas não deve se movimentar. Uma vez terminado o procedimento não há restrições específicas, podendo reassumir suas atividades diárias normais.
Os exames de medicina nuclear destacam-se por serem bem sensíveis na detecção de muitas doenças, podendo descobrir mais precocemente o acometimento de um determinado órgão do que outros métodos diagnósticos. Estes procedimentos não têm efeitos secundários, constituindo-se em metodologia muito segura e de baixo custo na avaliação de múltiplas enfermidades.
Algumas Dicas de Interesse
A maioria dos procedimentos de medicina nuclear não tem preparo prévio; em alguns estudos especificamente, o preparo é informado no momento da marcação.
Devido a que os procedimentos de medicina nuclear fornecem informação funcional, alguns exames requerem um tempo prolongado de estudo. Nesses casos, o paciente é informado previamente no dia da marcação.
Em caso de gravidez ou de suspeita de gravidez, a paciente deve informar ao médico antes de iniciar o estudo.