Medica Es
CURSO TÈCNICO EM ENFERMAGEM
________________________________________________________________
NOME DOALUNO
Medicação: aspectos ético-legais no âmbito da enfermagem.
ARACAJU/SE
2015
NOME DO ALUNO
Medicação: aspectos ético-legais no âmbito da enfermagem.
Trabalho apresentado ao Curso de técnico em Enfermagem do Centro de Estudos da Fundação São Lucas. Orientador: Profª Marcio
ARACAJU/SE
2014
Medicação: aspectos ético-legais no âmbito da enfermagem
A enfermagem è uma profissão comprometida com saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. A ética no exercício da enfermagem è tanto um direito como um dever do profissional. È a atualização relacionada aos aspectos éticos, legais e técnicos, que está na vida de um enfermeiro, para que ele se posicione de forma Critica, reflexiva diante dos problemas que ocorra no seu cotidiano. A vergonha ou medo de perguntar algo ao enfermeiro chefe acaba causando vários problemas, enfermeiros administra medicamentos de forma errada afetando os pacientes, suas conseqüências podem causar prejuízos, danos, reações, lesões temporárias, permanentes e até a morte do paciente dependendo da gravidade da ocorrência. O profissional nunca deve administrar medicamentos sem conhecer o processo adequado da medicação, e nem deixar de certificar a possibilidade do risco que venha a acontecer, caso ocorra um procedimento errado.
Muitos casos da área de enfermagem acontecem negligência deixa de fazer o que devia, imprudência faz o que não devia imperícia falta de habilidade, incompetência profissional. Em qualquer um dos casos, para que se integre a figura do crime, è necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de dano ou perigo, portanto o profissional deve ser prudente, cuidadoso, e conhecedor de sua profissão.
As penalidades do profissional envolvido variam conforme a gravidade das