Med vet
Aluna: Letícia Caroline Gomes Silva
Curso: Medicina Veterinária
Tema: Observação de células do epitélio bucal
Professor: Fernando Barreto Rodrigues
INTRODUÇÃO
A célula é um pequeno elemento de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. O epitélio é um tecido celular existente nos animais, formado por uma só ou várias camadas, que limita as superfícies externas e internas do corpo. O objeto de estudo serão as células do epitélio bucal, onde esse é o tecido animal que reveste a mucosa bucal, essencialmente caracterizado por apresentar células arredondadas ou alongadas que apresentam os bordos dobrados. OBJETIVO Conhecer as células eucarióticas do epitélio bucal, identificando as suas estruturas.
MATERIAL E MÉTODOS
Material- Espátulas, Lâminas, lamínulas, azul de metileno, palito.
Método- Colocou-se uma pequena porção da mucosa bucal raspada com o auxílio de um palito sobre a lâmina. Em seguida adicionou-se uma gota de azul de metileno sobre a mucosa e logo após utilizou-se a lamínula sobre a preparação. Já no microscópio uniformemente iluminado, colocou-se a preparação sobre a platina e fez-se a observação exigida nas objetivas de 10x e 40x.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nota-se a presença de células avulsas e aglomeradas. Com o auxilio do azul de metileno, é possível observar o núcleo no centro da célula que obteve uma cor de azul mais intensa, o citoplasma com a tonalidade de azul mais clara e a membrana da célula com um tom de azul mediano. Pode-se afirmar a ausência de paredes celulares nas células animais e devido a isso os bordos encontram-se ligeiramente dobrados. Segue o esquema nas objetivas de 10x e 40x.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Celula.
www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/procariontes.htm