Mecânica
A teoria das alavancas simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia: “Dai-me um ponto de apoio e levantarei a Terra”.
As alavancas são barras rígidas de vários formatos que apoiada a um ponto fixo, multiplica a força aplicada sobre vários objetos de pesos variados.
As alavancas apresentam três pontos: o ponto fixo (apoio), a resistência, que seria a carga que queremos levantar, e a potência, que é o local onde aplicamos a força.
Temos uma relação: , portanto quanto maior a alavanca, maior é a força aplicada na resistência.
Podemos classificar as alavancas dependendo da localização do apoio, da resistência (carga) e da potência (força). Temos três classificações:
Interfixa
Inter-resistente
Interpotente
Podemos citar vários exemplos de alavancas como as gangorras (interfixa), tesouras (interfixa), quebra-nozes (inter-resistente), dentre outros exemplos.
Alavancas
Numa alavanca existe a resistência, o ponto de apoio ou fulcro e a potência. O peso representa a resistência aplicada no ponto B, o ponto O é o ponto de apoio e a força representa a potência aplicada no ponto A. O torque da força com relação ao ponto O é tal que faz girar o sistema no sentido horário e depende do módulo da força peso e da distância OB. O torque da força com relação ao ponto O é tal que faz girar o sistema no sentido anti-horário e depende do módulo da força e da distância AO. Quando os dois torques forem iguais, o sistema não gira, está em equilíbrio. F.AO = P.OB Este tipo de alavanca existe na gangorra, nas balanças com dois braços e também é usado para levantar pesos grandes. Outra forma de funcionamento de alavancas é mostrada abaixo. O ponto de apoio é O, a resistência está aplicada em B e a potência é aplicada em A. Este tipo de alavanca é encontrado em carrinhos de pedreiro. Um outro tipo de alavanca é visto no braço.
acoplarmos as engrenagens de maneira tal que, enquanto um dá 4 voltas, a outra dê apenas uma volta. Isso se consegue fazendo com que