mecânica
Greenwashing é um termo em inglês que a tradução próxima seria "branqueamento ecológico", ou seja, é o uso inadequado de ações de marketing que visam passar uma imagem que a empresa adota ações de responsabilidade social e respeito ambiental em seus produtos e serviços quando na verdade não são. Alguns exemplos: A divulgação de um equipamento eletrônico eficiente energeticamente, mas que contém materiais prejudiciais; a divulgação de detergentes, xampus, sabão orgânico sem uma certificação confiável ou ainda anúncios de produtos 100% naturais, quando na verdade em sua composição há presença de substâncias tóxicas como parsênio e pó formoldeido.
O Greenwashing é uma atividade de marketing utilizada por uma organização com o escopo de comunicar ao mercado uma imagem verde de comprometimento com o meio ambiente nesse caso pode ser a imagem da própria organização, produto ou serviço, todavia, a organização tem uma performance adversa aos interesses ambientais.
O termo greenwashing pode ser traduzido como “lavagem verde” e tem no ambientalismo uma conotação equivalente a “lavagem de dinheiro”. É usado há mais de duas décadas para designar informações tendenciosas ou propaganda enganosa de algum produto ou serviço rotulado de “ecologicamente correto‟ ou que visam mascarar a má conduta ambiental de uma organização (empresa, instituição pública etc.) ou indivíduo.
O fator da responsabilidade socioambiental gera valor a marca e muitas organizações fazem uso dessa ferramenta para vender mais ou transmitir uma imagem positiva para o mercado. É comum ir ao supermercado e já notamos que muitos produtos já possuem algum selo verde, vamos tomar café na Starbucks e recebemos um livreto com as ações verdes que a Starbucks está comprometida, o MC Donald´s já distribui guardanapo com papel reciclado, o Pão de Açúcar fomenta a Sustentabilidade através das ações desde a redução de resíduos até a reciclagem, mas como saber se essas empresas realmente