Mecânica
1.1 - INTRODUÇÃO
A essência da engenharia é a utilização dos recursos e leis da natureza para beneficiar a humanidade. Projetar uma residência com todos os detalhes é um exemplo desta utilização. A
Engenharia é uma ciência aplicada, no sentido que está relacionada com entendimento de princípios científicos e sua aplicação para obtenção do alvo desejado.
O projeto de engenharia mecânica é um segmento maior da engenharia: ele se relaciona com o conceito, projeto, desenvolvimento, refinamento e aplicação de maquinas e elementos de máquinas de todos os tipos.
Para muitos estudantes de engenharia a disciplina Elementos de Máquinas é a sua primeira disciplina profissionalizante, distinguindo-se das disciplinas básicas de ciência e matemática. As disciplinas profissionalizantes se relacionam com a obtenção de soluções para problemas práticos. Estas soluções devem refletir um entendimento das ciências mecânicas, mas somente o seu entendimento não é suficiente; conhecimento empírico e bom senso estão também envolvidos. Por exemplo, os cientistas não entendem a eletricidade completamente, mas isto não impedem de desenvolverem equipamentos e sistemas elétricos bastante úteis e práticos. De maneira análoga, os cientistas não entendem completamente os processos de combustão ou fadiga de metal, mas os engenheiros mecânicos e industriais utilizam o conhecimento disponível para desenvolverem máquinas de combustão bastante úteis e necessárias. Quanto maiores conhecimentos científicos estejam disponíveis, os engenheiros são capazes de desenvolver melhores soluções para os problemas práticos.
Devido à natureza profissional do assunto, a maioria dos problemas elementos de máquinas não apresentam uma correta e única solução. Existe um número grande de soluções trabalháveis, nenhuma das quais poderiam ser chamadas de incorretas. Mas dentre as soluções corretas, algumas são