Mecânica
Pressão Estática - O sangue como qualquer outro fluido, pode exercer pressão nas paredes que o contém, devido a seu próprio peso. Por exemplo, uma coluna de mercúrio de 76 cm exerce uma pressão de 1 atm em sua base, ou seja, um valor igual à pressão que a coluna de ar exerce na superfície da terra ao nível do mar. Se fosse a água esta mesma pressão seria exercida por uma coluna de cerca de 10m de altura e para o sangue a coluna teria uma altura de 9,75 m. Estas diferenças ocorrem em virtude dos valores de densidade de cada fluido, pois a água tem densidade pouco inferior a do sangue, que por sua vez é inferior a do mercúrio. Podemos determinar o valor da pressão exercida por um fluido pela seguinte equação:
O escoamento de um fluido é rotacional quando uma partícula no interior do fluido gira em torno de seu centro de massa. Sob certas condições as células do sangue giram em torno do seu centro de massa. O fato destas partículas, no caso do sangue, células, terem um movimento de rotação implica que parte da energia de movimento do sangue estará na forma de energia cinética de rotação, o que contribui, como veremos adiante, para uma queda de pressão ao longo do percurso do sangue.
O sangue considerado como um tecido do corpo humano, isto é um tecido fluído, constituindo-se num adulto em um volume de 5,5 litros que é transportado por um a malha que alinhada daria mais de 90.000 km. A propulsão é feita por uma bomba, o coração do tamanho de um punho, tão extraordinário que faz o sangue circular pelo corpo cerca de uma vez por minuto gastando em um dia, energia que seria