Mecânica de inovação
Introdução:
A origem Os tipos
Como são fabricados os dentes das Engrenagens
As vantagens e desvantagens do processo
O material usado na fabricação
As normas de qualidade
Grupo: Leandro, Davi e Márcio
A origem:
As engrenagens possuem uma história longa. Um aparato denominado “Carroça chinesa apontando para o Sul” supostamente usada para navegar pelo deserto de Gobi nos tempos pré-Bíblicos, continha engrenagens rudimentares. Leonardo Da Vinci mostra muitos arranjos de engrenagens em seus desenhos. Após um grande desenvolvimento e o advento da revolução industrial, as engrenagens passaram a ser construídos com materiais metálicos muito mais resistentes. A primeira de origem mecânica:
Já no século XIX a engrenagem de compensação, ou diferencial, foi inventada por Richard Roberts e utilizada em um veículo para distribuir a potência do eixo de transmissão para um par de rodas. A direção é o sistema encarregado de proporcionar o giro adequado para as rodas dianteiras do automóvel através de uma ação que o motorista executa sobre o volante para que ele tenha a trajetória desejada.
Sistema de Engrenagens
Engrenagens são usadas para transmitir torque e velocidade angular em diversas aplicações. Existem várias opções de engrenagens de acordo com o uso a qual ela se destina.
A maneira mais fácil de se transmitir rotação motora de um eixo a outro é através de dois cilindros. Eles podem se tocar tanto internamente como externamente. Se existir atrito suficiente entre os dois cilindros o mecanismo vai funcionar bem. Mas a partir do momento que o torque transferido for maior que o atrito ocorrerá deslizamento.Assim nasce a transmissão por engrenagens e sua principal função.
Tipos de Corpos das engrenagens:
Os tipos de Engrenagens:
Engrenagens Cilíndricas : Dentes retos e