Mecânica aplicada
ENGRENAGENS
Eng. Prod. Mecânica – 5º Semestre – Profº Venâncio
Renata dos Santos Campos 6820496523
TAUBATÉ –SP
1. Engrenagens
A engrenagem é o elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo rotativo, ao qual imprimem movimento. Elas operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em circulo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular. Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.
As engrenagens não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento.
1.1 Classificação Geral As engrenagens são classificadas de diversas formas que dependem do tipo de uso a que se destinaram. Seguem os principais tipos.
1.1.1 Engrenagens cilíndricas de dentes retos Engrenagens cilíndricas de dentes retos são rodas dentadas, cujos dentes são retos e paralelos ao eixo. São usadas para transmitir potência entre árvores paralelas quando estas não estão muito afastadas e quando se deseja uma razão de velocidade constante. A relação de transmissão é a mesma que seria obtida por dois cilindros imaginários comprimidos um contra o outro, girando sem deslizamento.
[pic]
• (De) Diâmetro externo: É o diâmetro máximo da engrenagem De = m (z + 2).
• (Di) Diâmetro interno: É o diâmetro menor da engrenagem.
• (Dp) Diâmetro primitivo: É o