Mecatronica
DA
ELETRÔNICA
ELETRÔNICA GERAL
DIODO LED
E
DISPLAY
DE SETE SEGMENTOS
O Diodo LED, é um diodo com uma finalidade especifica, emitir Luz. Os LEDs assim como os diodos retificadores possuem dois terminais, que são ânodo (A) e cátodo (K), que emite luz quando polarizado diretamente, ou seja, quando o ânodo esta conectado ao positivo da fonte. A luz emitida por um diodo pode ser verde, amarela, vermelha, azul, dependendo da construção. Existem também led de luz infravermelha e laser.
Representação
Real
Símbolo
Como funcionam
O LED, como um diodo normal, consiste em uma micro plaqueta de material semicondutor impregnado, ou dopado, com impurezas para criar uma estrutura chamamos de junção do PN.
Os elétrons livres e as lacunas fluem na junção dos elétrodos com tensões diferentes. Quando um elétron livre encontra uma lacuna, o seu nível de energia cai, liberando energia luminosa.
As cores do Diodo LED
Os diodos emissores de luz estão disponíveis em vermelho, em alaranjado, em ambarino, em amarelo, em verde, o azul e o branco. Os diodos emissores de luz azuis e brancos são muito mais caros do que as outras cores. A cor de um diodo emissor de luz é determinada pelo material do semicondutor, não pela coloração do encapsulamento. O “datasheet” ( manual ) do fabricante, nos fornece dados técnicos importantes para que possamos tirar maior proveito do componente, em nosso caso o LED.
Vejamos alguns dados técnicos
É imprescindível a necessidade de adaptação com alguns termos e abreviaturas normalmente usadas.
IF
máximo.
30mA
VF typ. 1.7V
VF máximo. 2.1V
VR máximo. 5V
30mA
2.0V
2.5V
30mA
25mA
2.1V
2.2V
2.5V
2.5V
Azul
30mA
4.5V
Brilhante super
Vermelho
30mA
Baixo corrente
Vermelho
30mA
Tipo
Padrão
Padrão
Padrão
Padrão
Intensidade
elevada
Cor
Vermelho
Vermelho brilhante Amarelo
Verde
Intensidade
5mcd @ 10mA
Visão ângulo 60°