Mecanismos de Defesa
Para começo de conversa...
DEFINIÇÕES PRELIMINARES
ID, EGO E SUPEREGO - FREUD
Obstáculos ao Crescimento: A ansiedade
- aNSIEDADE ≠ medo
Para Freud, o principal problema da psique é encontrar maneiras de enfrentar a ansiedade.
MECANISMOS DE DEFESA
1) NEGAÇÃO: Consiste na negação da existência de uma ameaça externa ou de um acontecimento traumático. Não percebemos (ou negamos) os aspectos dolorosos.
2) PROJEÇÃO: A atribuição de um impulso perturbador a outra pessoa. Projetamos no outro aquilo que não aceitamos em nós.
3) RACIONALIZAÇÃO: A reinterpretação do comportamento para torná-lo mais aceitável e menos ameaçador. Racionalização é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis.
4) REGRESSÃO: O retorno a um período anterior, menos frustrante da vida, acompanhado da exibição de um comportamento dependente e infantil característico desse período mais seguro. Consiste em infantilizar para não sofrer com situações ameaçadoras.
5) DESLOCAMENTO: A transferência dos impulsos do id de uma ameaça ou de um objeto não-disponível para um objeto disponível. Descarregamos sentimentos agressivos em pessoas ou objetos menos perigosos. Em outras palavras, é o mecanismo psicológico de defesa no qual a pessoa substitui a finalidade inicial de uma pulsão por outra diferente.
6) SUBLIMAÇÃO: A energia associada a impulsos e instintos socialmente e pessoalmente constrangedores é, na impossibilidade de realização destes, canalizada para atividades dignas de apreço e socialmente reconhecidas.
7) CISÃO: Um mesmo objeto é divido em duas partes, quase sempre opostas.
8) FORMAÇÃO REATIVA: A expressão de um impulso do id, que é o oposto do que impulsiona a pessoa. Atitude com sentido oposto ao desejo reprimido. Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são opostos ao desejo real.
9) IDENTIFICAÇÃO: