Mecanismos de defesa
MECANISMOS DE DEFESA
Mecanismo de defesa é, em poucas palavras, a deformação da realidade, onde o individuo, inconscientemente, tenta proteger o seu aparelho psíquico, assim que percebe, ou dissimula o perigo; tanto no mundo externo, quanto no mundo interno.
Dentre vários mecanismos de defesa, vale destacar:
• RECALQUE: O individuo não percebe que o tem. Não vendo e não ouvindo o que ocorre a supressão de uma parte da realidade, ou seja, há uma alteração no sentido de tudo. É como se uma parte do momento, ou até mesmo da vida fosse excluída ou não percebida pelo indivíduo. Por exemplo, não entender o NÃO de uma proibição. É considerado um dos mais radicais mecanismos de defesa.
• FORMAÇÃO REATIVA: É a defesa do ego, isto é, o indivíduo tenta proteger ou até mesmo camuflar o seus sentimentos, adotando uma atitude oposta o que realmente sente, por medo de demonstrar, ou até mesmo descobrir algo que possa o machucar ou o faça sofrer. Um homem pode se mostrar valente enquanto possui vários sentimentos de medo.
• REGRESSÃO: É como se o individuo retornasse ao passado, para modos de expressão mais primitivos. Demonstra muita tranquilidade ao enfrentar problemas, porém, sente pavores ao se deparar com pequenas coisas, como uma barata.
• PROJEÇÃO: O individuo projeta ao mundo algo seu que considera indesejável. Por exemplo, um colega que critica os amigos por serem competitivos, se saber que ele também é, e as vezes muito mais do que o colega criticado.
• RACIONALIZAÇÃO: Digamos que é uma defesa que justifica as outras, onde o indivíduo constrói argumentos para justificar as deformações da consciência. Utiliza de materiais concretos, que são fornecidos pela cultura e também pela ciência.
Existem outros mecanismos de defesa. Todos nós utilizamos eles em nossa visa, deformando a realidade para nos