Mecanismos de defesa
São dois mecanismos de defesa.
Mudam conforme o modo de agir da pessoa, e Grau do problema.
São utilizados pelo ego.
Mecanismos de defesas são ativados quando o Ego passa por situações que fogem a sua normalidade, quando o indivíduo é deslocado de sua zona de conforto.
São divididos em: Defesas bem sucedidas, que geram a cessação daquilo que se rejeita. E: Defesas ineficazes, que exigem repetição ou perpetuação do processo de rejeição, a fim de impedir a irrupção dos impulsos rejeitados.
Deslocamento
É quando é representado o todo por uma parte ou individuo. Uma idéia representada por uma outra, que, emocionalmente, esteja associada a ela. É o caso de alguém que tendo tido uma experiência desagradável com um policial, reaja desdenhosamente, em relação a todos os policiais. Muito presente nos sonhos, onde uma coisa representa a outra. Também se manifesta na Transferência, fazendo com que o indivíduo apresente sentimentos em relação a uma pessoa que, na verdade, lhe representa uma outra do seu passado.
A SUBSTITUIÇÃO, processo pelo qual um objeto valorizado emocionalmente, mas que não pode ser possuído, é inconscientemente substituído por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. É uma forma de deslocamento .
Compensação
Compensação: é o processo psíquico em que o indivíduo se compensa por alguma deficiência, pela imagem que tem de si próprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele, então, passa a considerar como um trunfo. Exemplo: um aluno ruim nos esportes se consola por ser bom em matemática.
PESQUISAR
FENICHEL,O., Teoria Psicanalítica das Neuroses.Atheneu.2000
GREENSON,R.R., A Técnica e a Prática da Psicanálise. Imago.RJ. 1981
LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulário de Psicanálise (2000), Martins Fontes S.P.
CARVALHO, UYRATAN . Psicanálise I . Isbn.RJ.2000
HENRY EY. Manual de Psiquiatria.5º Edição.