Mecanismo de Defesa
Disciplina: Psicologia da Personalidade II.
Sublimação, A energia associada a impulsos e instintos socialmente e pessoalmente constrangedores é, na impossibilidade de realização destes, canalizada para atividades socialmente reconhecidas. A frustração de um relacionamento afetivo e sexual mal resolvido, por exemplo, é sublimado na paixão pela leitura ou pela arte.
Quando algo não vai bem ou se tem certa frustração e tenta recompensar isso fazendo algo que lhe dá prazer, para equilibrar o id, e o super ego.
*Por exemplo, a Fulana não gosta de seu trabalho na empresa não gosta de suas atividades no trabalho, então acaba cozinhando em casa, é sublimado pela paixão de cozinhar.
*Fulana é uma pessoa que fica muito ansiosa antes de apresentar trabalhos, ou antes, de fazer provas, e para ficar calma e tranquila, acaba sendo sublimada a ouvir musicas.
*Fulano se sente muito diferente de seus colegas da sala é sublimado pela leitura, e estudos.
Todavia, em psicanálise esta noção descreve as atividades humanas que não estão relacionadas aparentemente à sexualidade, mas cuja origem só é possível a partir da pulsão sexual. Neste sentido, a sublimação reporta-se a uma mudança nos objetivos da pulsão, que abandonaria seus objetos originais de natureza sexual, para se conectar a outras metas, as quais são socialmente apreciadas, como a arte, o esporte, a ciência, etc.
Repressão: É a operação psíquica que pretende fazer desaparecer, da consciência, impulsos ameaçadores, sentimentos, desejos, ou seja, conteúdos desagradáveis, ou inoportunos.
Em sentido amplo, é uma operação psíquica que tende a fazer desaparecer da consciência um conteúdo desagradável ou inoportuno: idéia, afeto, etc
*Por exemplo, fulano quando era criança sentia vontade de matar seu pai, pois queria ter sua mãe somente para ele, mas quando ele cresceu ele não se lembra disso, deste desejo, pois acabou reprimindo.
*Fulana teve um