Mecanica
Nome: __________________________________
Nº ______
Turma __________
Física - 2º ANO
HIDROSTÁTICA – TERMOLOGIA ÓPTICA GEOMÉTRICA − ÓPTICA ANALÍTICA Prof. Eng. Lauro L. Lupchinski lauro@lupi.eng.br
Colégio La Salle São João
Física − 2º Ano
CAP I – HIDROSTÁTICA
Neste capítulo, trataremos dos fluidos (líquidos e gases), com um destaque especial para o líquido de maior importância para o homem: a água. A água cobre praticamente 3/4 da superfície terrestre e é um dos constituintes fundamentais tanto da atmosfera terrestre como do corpo humano. Em relação à maioria das substâncias, ela apresenta uma discrepância: na fase líquida é mais densa que na fase sólida (o gelo flutua na água). Para o estudo dos líquidos em equilíbrio, bem como para o estudo das interações entre sólidos e líquidos, necessitamos dos conceitos de densidade e pressão. Esse é o ponto inicial do nosso trabalho. 1–
Massa Específica:
A massa específica de uma substância é a razão entre a massa m de uma quantidade da substância e o volume V correspondente, ou seja:
m V
3 3
Uma unidade muito usual para a massa específica é o g/cm , mas, no SI, a unidade é o kg/m . A relação entre elas é a seguinte:
1
g cm
3
1
10 3 kg 10
6
m
3
1 10 3 kg / m3
Assim, para transformar uma massa específica de g/cm para kg/m , devemos multiplicá-la por 1000. Na tabela abaixo estão relacionadas as massas específicas de algumas substâncias: (g/cm ) 1,00 0,92 0,79 7,80 11,20 13,60
3
3
3
Substância Água Gelo Álcool Ferro Chumbo Mercúrio
(kg/m )
3
Obs.: É comum encontrarmos o termo densidade (d) em lugar de massa específica (). Usaremos “densidade” para representar a razão entre a massa e o volume de objetos sólidos (ocos ou maciços), e “massa específica” para líquidos e substâncias.
Exercícios de fixação: 01 – A densidade do ferro é igual a 7800 kg/m . O que significa esse número?
3
Prof. Eng. Lauro L. Lupchinski
2