mecanica
- O rebite é formado por um corpo cílindrico e uma cabeça. É usado para a fixação permanente de uma ou mais peças. Os elementos de fixação uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados.
Tipos de Rebites
Existem também rebites com nomes especiais: de tubo, de alojamento explosivo explosivo etc.
O rebite explosivo rebite explosivo contém uma pequena cavidade cheia de carga explosiva.
Ao se aplicar um dispositivo elétrico na cavidade, ocorre a explosão.
Para que você conheça um pouco esses rebites com denominações especiais.
Além desses rebites, destaca-se, pela sua importância, o rebite de repuxo, rebite de repuxo conhecido por “rebite pop”. “rebite pop” É um elemento especial de união, empregado para fixar peças com rapidez, economia e simplicidade.
As ferramentas utilizadas para a rebitagem são: Estampo, contra-estampo e repuxador.
Os rebites de repuxo podem ser fabricados com os seguintes materiais metálicos: aço-carbono; aço inoxidável; alumínio; cobre; monel (liga de níquel e cobre). Vamos supor que você precise unir peças para fazer uma montagem com barras de metal ou outro tipo de peça. Se essa união for do tipo de fixação permanente, você vai usar rebites.
Para adquirir os rebites adequados ao seu trabalho, é necessário que você conheça suas especificações, ou seja:
· de que material é feito
· o tipo de sua cabeça
· o diâmetro do seu corpo
· o seu comprimento útil.
O comprimento útil do rebite corresponde à parte do corpo que vai formar a união. A parte que vai ficar fora da união é chamada sobra necessária e vai ser sobra necessária usada para formar a outra cabeça do rebite. No caso de rebite com cabeça escareada, a altura da cabeça do rebite também faz parte do seu comprimento útil. O símbolo usado para indicar comprimento útil é L e o símbolo para indicar L a sobra necessária é z.
Na especificação do rebite é importante você saber qual será o seu comprimento útil (L)