Mecanica
Neste trabalho vamos falar um pouco sobre molas, como elas funcionam suas diferenças, classes, materiais de que são feitas, embora não percebemos, mas vários equipamentos, máquinas e outros utensílios do nosso dia-dia necessitam ou usam de algum tipo de mola. Existem muitos tipos de molas como molas helicoidais usadas nos carros até molas muito pequenas usadas em relógios de pulso. Agora vamos falar um pouco mais técnico sobre o assunto.
MOLAS
É um elemento elástico que embora não percebemos esta em nosso cotidiano desde a maçaneta de nossa porta até as maquinas nas indústrias, mas nem todas molas são enroladas com espirais, temos vários outros tipos de molas como as que exercem uma força resistência quando sua forma é modificada.
As molas são usadas, principalmente, nos casos de:
• armazenamento de energia
• amortecimento de choques
• distribuição de cargas
As molas podem ser classificadas em: * Helicoidais * Helicoidais cônicas * Espirais * Feixe de molas * Molas de torção * Molas de compressão * Molas de torção * Molas de flexão
Materiais usados em sua fabricação
Os aços utilizados na produção desses materiais variam em composição, desde aços de carbono mais baixo, para aplicações mais comuns, passando pelos aços de médio e de alto carbono, para as aplicações de maior responsabilidade até os aço-liga, com teores variáveis de elementos de liga. Em qualquer caso, os produtos resultantes podem ser empregados no estado recozido ou no estado encruado, sendo comum, no caso de baixo carbono, o estado recozido e nos aços de médio carbono ou com elementos de liga, o estado encruado. Alguns dos produtos resultantes podem ser igualmente submetidos à têmpera e ao revenido.
Barras – Essas barras são produzidas semi-acabadas obtidas na laminação e destinadas à produção de fios e arames, através da trefilação do “fio-máquina”. Essa operação de trefilação é realizada a frio. As barras são usualmente