Mecanica
TORNO MECÂNICO HORIZONTAL (CARRO PRINCIPAL)
DEFINIÇÃO:
É a parte do torno que se desloca sobre o barramento, manual (através do volante) ou automaticamente (através do fuso - fig.1).
É constituído de:
- Sela
- Avental
- Carro transversal
- Carro superior
- Porta-ferramentas
SELA:
Sua estrutura é de ferro fundido cinzento, ajustado nas guias prismáticas externas do barramento do torno; realiza o avanço longitudinal, aproximando ou afastando a ferramenta para tornear o material e suportar o avental, o carro transversal e o carro superior. AVENTAL:
É uma faixa de ferro fundido cinzento, fixa na parte dianteira do carro principal.
(fig.1).
CARRO TRANSVERSAL:
Na parte superior do carro principal, desliza, por guias transversais, o carro.
Na parte inferior do carro transversal está o parafuso de movimento que se conjuga a uma porca, determinando o deslocamento transversal do mesmo. Este deslocamento se faz manualmente, pelo volante, ou automaticamente, através do mecanismo do avental, conforme será explicado adiante. Um anel graduado no eixo do volante, permite deslocamento micrométrico do carro transversal.
CARRO SUPERIOR:
O carro superior é a parte que serve da base ao porta-ferramentas (fig.2). O deslocamento se faz girando o volante, que move um parafuso conjugado a uma porca existente na mesma. Um anel graduado, no eixo do volante, facilita a execução manual de avanços micrométricos da ferramenta de corte.
UD TMT 027/0
1/04
A base do carro superior é de forma cilíndrica, com uma graduação angular, para indicar qualquer inclinação da direção do avanço da ferramenta em relação ao eixo da peça que está sendo torneada.
PORTA-FERRAMENTAS:
O porta-ferramentas é o órgão superior que suporta e prende a ferramenta de corte, mediante parafusos de aperto.
FUNCIONAMENTO GERAL:
O fuso e a vara recebem o movimento de rotação da caixa Norton ou da grade do torno e transmite esse movimento ao mecanismo