mecanica
Alunos: _____________________________________ No _______ _____________________________________ No _______ _____________________________________ No_______ Turma:_______ _____________________________________ No _______ _____________________________________ No _______
Lentes Esféricas e suas Características
Introdução
O objetivo da dada experiência é conhecer alguns tipos de lentes esféricas bem como determinar algumas características de imagens formadas por lentes esféricas.
Lentes esféricas geralmente são feitas de vidro ou de plástico e, como o próprio nome diz, pelo menos um de seus lados é esférico. Elas podem ser classificadas basicamente em dois tipos: convergentes e divergentes. Um exemplo de lente convergente é a lupa (ou lente de aumento). Uma brincadeira comum entre as crianças é utilizar essa lente para queimar papel, ou acender um palito de fósforo, através da luz do Sol. Isso ocorre porque a lupa converge os raios solares que incidem sobre ela, para um único ponto chamado foco da lente. Esse fenômeno é análogo àquele que ocorre com o espelho côncavo.
As lentes esféricas podem ser utilizadas para corrigir os defeitos de visão. Uma pessoa que tenha miopia utiliza óculos com lentes esféricas divergentes, enquanto que outra que tenha hipermetropia utiliza óculos com lentes esféricas convergentes.
As lentes também são utilizadas em vários instrumentos óticos, como por exemplo, a câmara fotográfica, o microscópio, o telescópio, e muitos outros.
Montagem
Coloque as lentes indicadas nas imagens abaixo e com a caneta a laser verifique como ficará o raio luminoso após passar pela lente esférica. Mostre com desenhos.
Procedimentos
1 – Como você poderia diferenciar as lentes convergentes e divergentes observando apenas as bordas? (lentes imersas no ar)