Max weber
2-Auguste Comte (1798-1857) está estritamente relacionado com o positivismo porque na sociologia criou uma linha teórica, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica.
3-Os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como por exemplo a criação do homem, e começaram a buscar pela explicação de coisas mais práticas e presentes na vida humana, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
4-A Lei dos Três Estados é onde o homem passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias. São eles os estágios que compõem : Teológico: o ser humano explica a realidade apelando para entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questões como "de onde viemos" e "para onde vamos"; além disso, busca-se o absoluto; Metafísico: é uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses há entidades abstratas para explicar a realidade: "o éter", "o povo" etc. Continua-se a procurar responder a questões como "de onde viemos" e "para onde vamos" e procurando o absoluto; Positivo: etapa final e definitiva, não se busca mais “o porquê" das coisas, mas sim o "como", com as leis naturais, ou seja, relações constantes de sucessão ou de coexistência. A imaginação subordina-se à observação e busca-se apenas o relativo.
5-O positivismo teve influência fundamental nos eventos que levaram á Proclamação da República no Brasil.
6-A conformação atual da bandeira do Brasil é um reflexo dessa influência na política nacional. Na bandeira lê-se a máxima política positivista Ordem e Progresso, surgida a partir da divisa comteana: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim, representando as aspirações a uma