Max weber
Nascimento: 21 de abril de 1864 Erfurt Alemanha
Falecimento: 14 de junho de 1920 Munique, Alemanha.
Nacionalidade: Alemã
Ocupação Jurista, Economista e Sociólogo.
Principais trabalhos:
*A ética protestante e o espírito do capitalismo
*Sistema econômico e sociedade
Filho de um grande industrial textil na Alemanha Ocidental. Foi um dos principais nomes da sociologia moderna. Realizou extensos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religião. Um dos seus objetivos principais foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.
Para Weber, o capitalismo teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século XVI. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho.
Principais realizações
* Estudos nos campos da econômia, sociologia política, religião e administração pública.
* Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes.
* Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar
Principais obras
* A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)
* Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)
* Estudos de Metodologia (1922)
* Política como vocação (1919)
Weber é o principal representante da Sociologia alemã e questionador dos modos positivistas de formulação de leis sociais. Defendia a ideia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica às leis, pois tanto na escolha do tema a ser trabalhado quanto na explicação do acontecimento concreto, o cientista se vale de diversos fatores ligados à realidade dos fatos assim como a seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular. Entretanto, se faz necessário o uso de uma metodologia de estudo, e o método proposto