Max weber
A política como vocação
(Max Weber)
Comentários:
1. Os atores da política- formação do corpo político.
R: Max Weber definiu a sociedade como um teatro social, a sociedade é formada por individuo sendo assim o individuo é o ator social, que exerce um papel social, que confere um status social. Partindo dessa premissa podemos concluir que os atores políticos, são os políticos profissionais. Existem dois tipos de políticos profissionais: os que “vivem da” política, ou seja, estão ali por uma retribuição material e veem como uma fonte de renda eternal; e os que “vivem para” a política, esses estão ligados a interesses de reputação e do poder adquirido através de títulos.
2. Os dois tipos de éticas envolvidas na atividade política.
R: Na atividade política existem dois tipos de éticas envolvidas na atividade política, de um lado à ética de convicção, que pertence os princípios básicos de cada indivíduo, ou seja, o que ele acredita; do outro lado à ética da responsabilidade aquela que age por meio da inteligência, prevendo as consequências e dando ênfase em atender um grupo maior.
3. As profissões propícias à atividade política.
R: Da forma que política é definida por weber fica claro que ela pode ser exercida por todos, mas é relevante saber a diferenciação econômica dos que “vivem para” e dos que “vivem da” política e a tenham como profissão principal. Devido a isso weber “exige um grupo de trabalhadores especializados, altamente qualificados e que se preparam, durante muito tempo, para o desempenho de sua tarefa profissional, sendo animados por um sentimento muito desenvolvido de honra corporativa, em que se realça o sentimento da integridade”.