Max Weber
ALEMÃO SOCIÓLOGO
ECONOMISTA
1) Para Weber, alguns tipos de ação são racionais.
a) Por que elas seriam classificadas assim?
R: De acordo com Weber, ação é qualquer conduta humana usada como ponto de partida para a análise das manifestações sociais. Toda ação tem uma motivação, uma determinação e é delas que Weber se utiliza para classificá-las em ação racional com relação a fins e com relação a valores:
-Ação Racional ou Consciente com Relação a Fins: é assim classificada porque nela as pessoas consideram os meios usados para atingir seus objetivos, ou seja, antes de agir é feito um planejamento, define-se um objetivo e estabelecem-se os meios, os recursos e o conjunto de valores mais eficientes que serão empregados para alcançá-lo. Ex: um engenheiro que projeta e planeja a construção de um prédio.
-Ação Racional com Relação a Valores: nela não é o fim que orienta a ação, mas sim o valor extrínseco que encerra em si, seja este político, religioso, moral ou ético. Ex: o capitão de um navio que, por honra, naufraga com seu navio.
b) Por que outras são classificadas como não-racionais?
R: As ações classificadas como não-racionais são assim identificadas, diferentemente das ações racionais, porque nelas as pessoas agem automaticamente, sem pensar racionalmente sobre os objetivos, os meios e as conseqüências de suas ações. São dois os tipos:
-Ação Tradicional: é caracterizada pelo automatismo da ação reflexa, ditada por hábitos, costumes e crenças antigos.
-Ação Afetiva: essa ação é consciente, porém definida pela reação emocional em uma determinada circunstância, desprovida de um sistema de valores ou objetivos. Ex: o jogador de futebol que morde o adversário por descontrole nervoso.
2) De acordo com Weber, como as ciências sociais e históricas diferem das ciências naturais?
R: Segundo Weber, embora tenham a mesma inspiração racional, as ciências diferem entre si porque suas características originais e